Quase tudo aquilo que conhecemos, grande parte daquilo que podemos ouvir hoje em dia, desde jazz a rock, de música erudita-moderna aquilo que nem sequer tem nome além de pós-qualquer-coisa, mas muito principalmente tudo o que é pop, foi influenciado pela mesma banda. Essa banda foi considerada a maior banda do mundo, algo de que eu discordaria, dado que sei que, se os compararmos com a banda Ratos de Porao, que apesar de nao ser tao influente, só o vocalista (Jao Gordo) é maior que os quatro membros desta banda, tanto em tamanho, como em talento, diria, mas lá chegaremos.
Obviamente que já adivinharam de quem já estou a falar: das Quatro Baratas de Liverpool. Provavelmente apareceram de algum esgoto ou de alguma lixeira, como todas as baratas, e, sem absolutamente nenhum talento, nem para escrever música nem letras (experimentem juntar tres acordes com qualquer merda que rime e voilá), qualquer um deles mais feios do que a parte de trás de um tractor agrícola, conseguiram convencer todo o mundo exactamente do oposto. Durante 40 anos...
No entanto, essas coisas desaparecem, ou nem por isso, mas ao menos eles desaparecem, envelhecem, ao menos deixam, aos poucos, de fazer música. Ou pelo menos eram as esperanças de gente com bom gosto musical... Mas no entanto...
Que as Boys Bands dos anos 90 tenham sido criadas dentro do mesmo modelo que a Boys Band de Liverpool (com a diferença que pelo menos nao assustavam criancinhas quando sorriam, e alguns até sabiam cantar mais ou menos), chateava-me, mas ao menos quem os idolatrava eram so adolescentes hiperhormonizadas. Mas depois havia (e há) o famoso brit-pop. E o que é brit-pop? É simples: putos ingleses, feios que nem a parte de trás de um tractor agrícola (mas nisso nao conseguem chegar ao nível dos originais), a fazer discos com músicas que sao baseadas em 3 acordes e qualquer merda que rime. Para começar a dar exemplos, nem podia ser outra coisa senao Oasis, que nem sequer se deram ao trabalho de ter um penteado diferente dos ditos Escaravelhos de Estrume dos sixties. Depois temos Blur, Blink 187, e outros pops que gostavam de ser tao maus como os Besouros originais mas nem sequer tao feios como eles como eles conseguem ser, quanto mais maus. Mas estas sao as bandas que imitam os Coleoptedros na sua fase de yé yé. Depois, há as bandas que os imitam quando foram para a California, fizeram filmes, começaram a fumar uns charros (f*da-se, malucos!), a ouvir música oriental do pai daquela miúda que agora também faz música má como tudo, e a continuar a fazer músicas de merda com letras tao profundas como o Rio Seco no pico do Verao. Segundo a crítica, foi a melhor coisa que apareceu desde Beethoven, e toda a gente mergulhou de cabeça. Quem é, entao, que imita as nossas Baratas Liverpooleanas nesta sua fase mais freak? Meus amigos, basta ouvir com um bocadinho mais de atençao uns Radiohead, fechar os olhos, e imaginar o John, o menos talentado deles todos, na opiniao deste vosso amigo, com os seus óculos a hippie (ou os hippies é que tinham óculos a John? Fica a questao...) a cantar o "Karma Police", e aí temos. Beatles com sintetizadores, distorçao, cenas electronicas, e mais nao sei o que que eles gostavam de ter naquela altura mas a tecnologia nao deixava. E como os Radiohead, concerteza que há muitos mais, o vosso amigo pataphisico_azul é que nao conhece, dado que deles foge como o Diabo da cruz. Deixo-vos só outro exemplo, que, apesar de nunca ter ouvido, imagino que seja no mesmo estilo: os Toranja. Portanto, quando pensavamos que estavamos livres das quatro malditas Baratas e dos seus silvos, vem tantas, mas tantas atrás... mas afinal é assim, com baratas. Matamos quatro, saem 50 do mesmo buraco.
Especial
Blógues góh góh
Gajo que tem a mania que é poeta mas na verdade é tudo só para engatar gajas (sem resultado)
Intelectuais
Aspirina B - Intelectualóides de esquerda com muito charro fumado e mais ainda por fumar. oKupantes
Blógues nazi-fascistas
Blógues apaneleirados