Domingo, 3 de Abril de 2005

As Casas de Fado - Parte I: As Casas de Fado Vadio

Certa noite, em virtude de um pedido que me foi efectuado, acedi a colaborar com uma trabalho de investigação científica (modéstia à parte, como sempre). Sobre o fado. Fado? Impûs imediatamente uma condição: o meu nome não pode ser mencionado jamais.


Cedo me arrepedi. O ambiente da tasca era uma mistura de jovens pseudo-intelectuais e velhos-pseudo-jovens-intelectuais, sem nada para fazerem, uns e outros. E a bica era uma merda.


Sentámo-nos e esperámos que se apagasse a luz: então uma alarve qualquer gritou "Silêncio que se vai cantar o fado". Nisto, uma avózinha - que se havia disponibilizao para cantar o fado - toda fardada à fadista, abre a boca e, mesmo antes de emitir qualquer som, tive a primeira visão do inferno: pouca luz, a velha abre a boca e...eu vejo 6 dentes. No máximo, sendo um deles de ouro. O horror! Parecia o comboio fantasma da feira popular, com o problema que o comboio sempre dava para rir. E o som que emitiu? Camradas, entrou em mim que nem um relâmpago, todo eu estremeci perante aquele som estridente, lancinante, um som de cana-rachada misturado com a voz da Júlia Pinheiro. E quando a música acaba,  o mesmo alarve que tinha pedido silêncio dá o golpe final na minha paciência "Ah fadista, grande voz!" Não me contive, tive de desabafar, gritar "Ah valente!"


De facto, considero um acto de grande valentia mentir de forma tão óbvia e descarada em público. Grande voz? Outra das exclamações que se ouviram durante a noite foram "Ah leão" "Ah leanito" e "Eh touro lindo!" Magnifique.


A entrevista efectuada com o dono do estabelecimento também é um facto digno de registo: bebedo que nem um cacho, parecia partilhar da mesma modéstia do Jesusrocks ou da Gotika: em cada 3 frases, dizia 2 vezes que a sua tasca era a melhor casa de fado de Portugal, e que já tinha aparecido na Sic. Na outra frase gabava-se a si próprio e falava mal das casas de fado tradicional, que foram o passo seguinte do trabalho.


[Há de continuar]

publicado por товарищ V. E. às 17:49
link do Manifesto | Debater | Adicionar ao Livrinho Vermelho
12 comentários:
De patafizicu_asol a 11 de Abril de 2005 às 02:17
I inda onfrecemus áulas de porotugues!!!
De francisco a 8 de Abril de 2005 às 09:57


Oi criadores de blogs, temos uma oportunidade para mostrares o que vales!
Vamos fazer um concurso de blogs. Temos muitos prémios para ti!!! Para participares e ganhares prémios vai a: asturmas.blogs.sapo.pt Nota: As incrisões terminam no dia 15 de Abril de 2005!!!Participa!!!
Tems muitas impoteses!!!!
Prabems!!! E o mail e asturmas@sapo.pt.

Querem Titulos 3D animados ou selos prós vossos blogs???E tu isto grátis???
Então visita http://asturmas.blogs.sapo.pt e faz a tua encomenda por comentário o plo mail asturmas@sapo.pt. Ficamos a espera de encomendas!!!
De caterina a 7 de Abril de 2005 às 11:55
Porra! Já não bastava Fátima (ou o papa ou lá o que é), mais o futebol. Tinhas de completar a santíssima trindade?!

Arre porra que é demais. Ou melhor, tem avondo, camaradas, tem avondo.
De Artis a 7 de Abril de 2005 às 09:51
Em vez tarem a criticar blogs que falam da vida em geral deviam era criticar esta decadencia:
http://spaces.msn.com/members/vanessalitlespace/PersonalSpace.aspx?owner=1&js=yes


Isto sim, deve ser criticado.
De Sofia a 6 de Abril de 2005 às 11:42
Ridículo...
De Acolito Espirita a 6 de Abril de 2005 às 08:21
Marx gosto muito também, sobretudo do Groucho.
De Zé dos Bois a 6 de Abril de 2005 às 00:56
Bom, decerto que não acho o bigode sexy e tal. E essa comparação com a Fernanda Ribeiro não podia ser mais machista e tão pouco comunista.

E o trabalho dos senhores... Enfim, não faz muito o meu estilo seguir os ideais de um defensor de gulags ou de um tipo que manda apagar rivais políticos de fotografias. Do Marx eu gosto. E como não aprecio o trabalho dos senhores é claro que não aprecio tanta foice e martelo. Embora de vez em quando saiba bem passear na Festa do Avante. Meninos, o fanatismo nunca é benvindo. E já vi muitos jovens comunistas, meus amigos e companheiros, como vocês darem-se mal. Se um dia decidirem pensar pela vossa cabecinha vão ver o que vos acontece.

Claro que não me filio no Bloco de Esquerda. Já ouviram falar de apartidários?
De Acolito Espirita a 5 de Abril de 2005 às 16:40
"e eu a pensar que apenas axavas os tipos das fotos bonitos e que consideravas o trabalho importante daí o simbolo amarelo e coiso... e estrelinhas sempre ficaram bem em tudo quanto era sitio" --> como é que adivinhaste?
esquilos esquilos...tico e teco?
De Camarada Acolito Espirita a 5 de Abril de 2005 às 16:26
Epah, ó Zé dos Bois, eu posso ser parvo e a merda toda que queiras, mas pelo menos nunca andei metido nessa verdadeira putice que é o movimento estudantil (sem querer difamar as putas, conheço e respeito algumas, bem como alguns filhos seus). Eu idolatro o Estaline porque acho o bigode dele sexy, faz-me lembrar a Fernanda Ribeiro.
Zé: filia-te no Bloco de Esquerda, já. Um ex-activista estudantil pseudo-inteligente como tu, sem estar no BE, é uma perda enorme para o trotskismo.
De esquila a 5 de Abril de 2005 às 11:28
oh, e eu a pensar que apenas axavas os tipos das fotos bonitos e que consideravas o trabalho importante daí o simbolo amarelo e coiso... e estrelinhas sempre ficaram bem em tudo quanto era sitio. porra, obrigada Zé dos bois por me avisares. bisous. estou te eternamente agradecida. lala* [sem nada para fazer XD]

Argumentar

товарищи

Manifestos recentes

Abençoados

10 de Junho

Year Zero

Descoberta fantástica!

Fruta

A luta continua!

Após uma tragédia no meu ...

O Natal

Eu

Aquecimento global

Materialismo dialéctico

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Março 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisar

 

Ligações obscuras

subscrever feeds