Pai_dos_Povos

Quinta-feira, 16 de Junho de 2005

Critica de Blogs - Blogs Simplesmente Imbecis e Debilóides [Jesusrocks superstar]

Entre blogs apanascados, blogs gógós [góticos] e blogs politicos, existem também blogs simplesmente imbecies e debilóides. Nada impede - atenção - que um blog seja apanascado, gógó, politico, imbecil e debilóide ao mesmo tempo. Acontece porém que ainda não encontrámos nenhuma exemplar dessa espécimen de fino requinte troglodita - se bem que o da gotikka está lá perto.


O que é então um blog simplesmente imbecil e debilóide? A forma mais fácil de respondermos a esta questão é acedendo a um portal mágico: http://jesusrocks.blogs.sapo.pt


Atravessando este portal, amigos, atravessamos também o limiar que divide o nosso mundo de um mundo fantasioso, qual Alice no País da Maravilha; vemo-nos transportados para uma outra dimensão, qual Twilight Zone, onde a inutilidade, o supérfluo, o (auto)elogio fácil e na ponta da língua reinam - e não, não são os Estados Unidos da América.


O seu autor é aquilo a que normalmente chamamos um "pateta alegre": ou seja, é um grunho bócó que pensa que pensa e que sente. E pensa mal, e se sente alguma coisa é devido, talvez a alguma doença, quiçá priapismo. Quem olha para os seus textos pretensiosistas pensará - erróneamente - tratar-se de alguma sumidade omnisciente, doutorada em tudo, um prémio Nobel de tudo o que possa existir. Sim, porque ele fala e sabe falar de tudo, é uma autoridade quase científica em tudo o que seja assunto. Assim à boa maneira de mesa de café.


Bem, chegamos a um ponto em que nos perguntamos: mas qual é a formação deste sábio e douto homem? Oxford? Sorbonne? Cambridge? Harvard? Universidade Aberta? Não. É "músico", o mesmo é dizer toca covers para "camones" (sic) bebedos. Na nossa modesta opinião, e utilizando um ditado romano, trata-se de mais um porco a tocar lira.


Reparem noutro aspecto camaradas: o cabeçalho e o titulo do blog. WOW! Umas imagens mistico-xungas de pacotilha, dignas de uma cartomante profissional da feira de Figueiró dos Vinhos, pretende, desde logo, mostrar o lado espiritual e filosófico do blog. E mostra mesmo - mais até do que o próprio autor quereria - sendo, nesse aspecto, bastante condizente com o título "100 contemplações": atitude passiva, própria de pessoas ignorantes, dogmáticas, enfim que aceitam o que lhes é posto à frente sem questionar dialecticamente, interpretar aquilo que lhes é intrujado. Mas, estamos em Portugal, país dos milagres de Fátima, onde os ignorantes new-age preferem aderir a religiões que desconhecem, com budismos, hinduismos e outros ismos, só porque estão na moda.


Os textos, as reflexões de Jesusrocks demonstram, uma vez mais, a sua inesgotável sapiência. Qual Messias do século XX, o nosso músico estação-de-metro conhece e sabe tudo sem pestanejar - resta saber se também nunca se engana e raramente tem dúvidas. Tanto fala de matemática, filosofia, como de budismo, linces, futebol e carros. É melhor do que a revista Maria [se bem que na revista Maria dão menos erros ortográficos e não se expressam de forma tão autralopiteca].


Este nosso amigo tenta definir-se como uma pessoa que vive constantemente na linha, na fronteira. Expliquemos melhor: existe sempre aquilo que ele considera equilibrado, um padrão, um normal aceitável, do qual ele - claro! - é consciente. Mas o seu lado boémio, bon vivant, leva-o - sem querer, ele nunca tem culpa de nada - a atravessar essa fronteira, arrependendo-se posteriormente. É o modelo de galã romântico da novela da noite. O James Dean da musica portuguesa, tou a ver.


Mas atentemos melhor na identidade dual do nosso herói de capa e espada, este Rock Hudson moderno: consciente/inconsciente; romântico/bad boy despedaça corações; uma série de oposiçoes que encobrem em si uma oposição fundamental: feminino/masculino. Ele, Jesusrocks, possui em si - ou diz que possui, o que é diferente de possuir - uma dualidade, ele tanto é macho, um homem viril, como sensivel que nem uma flor, feminino. Será metrosexual?


Estes aspectos remetem ainda para a identidade que pretende criar: terra/céu: sendo um ser humano, pecador, ele possui contudo um sexto sentido, uma apurada sensibilidade divina, celestial. Uma figura Christomimética, um MESSIAS!


E quanto aos amores, com uma frequência semanal, este rapaz apaixona-se perdidamente - mais um vez com um modelo, desta vez o galã incompreendido da novela da TVI, que é, invariavelmente, trocado por um bronco bonzão que não merece o amor da pessoa em questão, que a vai trair, fazer sofrer, patati, patata. Jesusrocks, psiquiatra, recomenda-se vivamente. Ou, tendo em conta as tuas crenças misticas, o melhor será mesmo consultares o Professor Karamba ou a Pomba Gira.


Em suma, este e o blog ideal para raparigas solteironas, crédulas, net-dependentes, daquelas que arrancarams os posters do DiCaprio e do Cristiano Ronaldo da parede do quarto quando tinha 13/14 anos e os substituiram pelo Marilyn Manson e pelos Slipknot; e que depois acabam a namorar com um nerd qualquer lá do liceu - atenção, eu disse liceu, e não escola: é mais pseudo!


É uma espécie de blog da gotikka, versão masculina e pós-menopausa, onde a masturbação mental e ao ego é uma constante, e onde os textos - horriveis, decalcados da lista telefónica de Ponte de Lima, p´rái - servem apenas para esconder o verdadeiro motivo do blog: o engate.

publicado por товарищ V. E. às 06:37
link do Manifesto | Debater | Adicionar ao Livrinho Vermelho
|
13 comentários:
De JesusRocks a 28 de Agosto de 2005 às 09:49
Ainda não tinha tido o prazer de ler este comentário ao meu blog. Confesso que me senti lisonjeado por mais esta distinção (já vos adicionei, espero que não se importem caros acólito e pataphisico), e até surpreso por ver que afinal sou mais popular do que pensava tanto no mundo virtual como na vida real. [irónico]É tão bom ter amigos assim (para algumas pessoas que aqui comentaram e que dizem que me conhecem)[/irónico] :p Beijocas e abraços a todos/as |||| P.S. Confirmo a afirmação da Carla (por onde tens andado, assombração?); sou mesmo um pateta alegre!
De pataphisico_azul a 23 de Junho de 2005 às 23:48
Claro. Ainda existem mais alguns?
De Acolito Espirita a 23 de Junho de 2005 às 05:13
Os dinossauros...referes-te aos motards?
De pataphisico_azul a 21 de Junho de 2005 às 23:34
Acabo de parar no blógue da aventesma, e desastre dos desastres: a banda do tipo vai abrir para The Gift na concentração motard. Duas catástrofes naturais juntas assim, são capazes de extinguir os dinaussauros outra vez...
De pataphisico_azul a 21 de Junho de 2005 às 23:14
Gostei da parte do "terem o orgulho de não responderem". Assim como o amigo Pedro, que nunca mais se calava...
De esquila a 19 de Junho de 2005 às 15:46
ah ah.
se podem criticar? tanto podem criticar que criticam. acho uma piada do caraças a estas pessoas que comentam este blog XD estamos numa democracia akilo a que xamamos de liberdade de expressão, ouviram falar? oh god... eles gozam comigo e fico menos afectada que vocês lalalaa. // meus petits enfants do blog rouge... sejam felizes e pedrinhas no rabinho faz bem :D // ps: tb axei piada aos tomates e ovarios das pessoas para se identificarem XD // bisous mes amours je vous aime pour l'eternité...
De C. a 19 de Junho de 2005 às 13:37

broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom,broom, broom, broom, broom, broom, broom... que é como quem diz vassoura?

os profetas são giros. e fazem rir quando desafinam e entram em transe e tal...e dizem coisas como 'aqui está a prova do crime' enquanto agarram num estúpido pano amarelo, 'está cinetificamente provado que...' e essas coisas assim...

eu não tenho nada contra ninguém. simplesmente... não curto Profetas. Moisés, Mestre, Messias, cromo...o que lhe quiserem chamar...
e depois...quem diz que a Anastacia tem talento...hum... eu sei que ela é dotada de grandes peitorais... mas pronto...

enfim...
a parte do metrossexual...naaaaaa... duvido muito... supostamente não deveria ser assim dotado de estilo e tal?
não sei...

hum...

eu cá não sei nada disto...
lol

é melhor não me pronunciar mais...

shhhiuuuuuu*

De Nightwatch a 19 de Junho de 2005 às 06:41
Sabem como ele é conhecido pelos amigos no Algarve? Mestre! Porque tem a mania que sabe e percebe de tudo, é, como dizes, um verdadeiro messias.
Quanto às críticas, se for para criticar anormais como o Mestre, por mim, foste até muito suave. Tinhas de o conhecer pessoalmemte, para veres como ele é cromo.
De Acolito Espirita a 19 de Junho de 2005 às 04:38
E um dado cientifico e economicamente provado que a direita e um regime melhor que a esquerda -> hás-de mes dizer qual é a ciência que quantifica qualitativamente regimes politicos, estou para conhecer. Deve ter sido a ciência que disse que Franco, Salazar e Mussolini, por exemplo, foram bons governantes.
Quanto ao aprender a escrever, estou à espera de alguém que me ajude: podias até ser tu, que reinventaste a palavra "destroiem". Um novo Camões?
De Pedro a 19 de Junho de 2005 às 00:30
Olha amigo as palavras da catarina são as minhas palavras. Dizes mal e depois fazes igual. Pseudo intelectual da treta é o que tu és. Aliás todo este blog e uma treta. Pensas que podes andar aí a criticar os outros. Malditos gajos de esquerda com a mania que são superiores. E um dado cientifico e economicamente provado que a direita e um regime melhor que a esquerda. Não sei como e que ha gente cega. Mas há. Nao interessa. Voces destroiem qualquer hipotese de terem sequer uma ideologia, porque como tao na merda tentam mandar outros abaixo, outros que voces pensam tar mais na merda do que voces. Mas nao estao amigos. Nao estao. So por serem eles e nem vos responderem, e terem o orgulho de nao responder a um monte de merda como voces, merecem tudo.
E pseudo intelectual que escreveu isto: já podias aprender a escrever, que já vi putos da primaria a escrever melhor que tu.

Argumentar

товарищи

Lenin

Manifestos recentes

Abençoados

10 de Junho

Year Zero

Descoberta fantástica!

Fruta

A luta continua!

Após uma tragédia no meu ...

O Natal

Eu

Aquecimento global

God-Zilla

Materialismo dialéctico

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Março 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Carlos

pesquisar

 
Marxismo

Ligações obscuras

eXTReMe Tracker

subscrever feeds