Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2004

Thelema

Thelema ("télema") é uma palavra grega que significa "vontade" ou "intenção", e é soletrada THETA-EPSILON-LAMBDA-ETA-UM-ALPHA. Thelema possui o valor numérico de 93, que é o mesmo de AGAPÉ (Amor em grego). É também o nome de uma filosofia espiritual nova que vem sendo elaborada nos últimos cem anos e está tornando-se gradualmente estabelecida mundialmente.

Uma das primeiras citações desta filosofia ocorre no clássico Gargantua e Pantagruel escrito por François Rabelais em 1532. Um episódio desta aventura épica fala da fundação de uma " abadia de Thelema ". Uma instituição para o cultivação das virtudes humanas, que Rabelais identificou como sendo em exactamente opostas às ideias cristãs que prevaleciam naquele tempo. A única regra da abadia era: " faze o tu que queres ". Esta tem se tornado uma das condutas básicas da filosofia Thelémica atual.

Embora tenha sido influenciada por vários pensadores visionários proeminentes em cerca dos cem anos seguintes, as sementes de Thelema plantadas por Rabelais vieram eventualmente à frutificação no fim deste século quando foram desenvolvidas por um inglês chamado Aleister Crowley. Crowley era um poeta, autor, escalador de montanhas, mago, e um membro da sociedade oculta conhecida como a " The Hermetic Order of the Golden Dawn ". Em 1904, em viagem ao Egito com sua esposa Rose, Crowley envolveu-se em uma série de eventos os quais classificou como inaugurantes de um novo Aeon (Éon) da evolução humana. Estes culminados em abril quando Crowley em estado de transe escreveu os três capítulos de 220 versos que vieram ser chamados O Livro da Lei (conhecido também como Liber AL ou Liber Legis). Este livro declara entre outras coisas: " a palavra da lei é Thelema " e " faze o que tu queres será o todo da lei ".

Crowley passou o resto de sua vida desenvolvendo a filosofia de Thelema como revelada pelo Livro da Lei. O resultado é um volumoso comentário e obras englobando magick, misticismo, yoga, qabalah, e outros assuntos ocultos. Virtualmente todos seus escritos possuem a influência de Thelema como interpretada e compreendida por Crowley em sua capacidade como o profeta do novo Aeon.

Uma teoria afirma que cada capítulo do Livro da Lei está associado a um Aeon particular da evolução espiritual humana. De acordo com esta visão, o Capítulo Um caracteriza o Aeon de Isis, quando o arquétipo da divindade fêmea era predominante. O Capítulo Dois relaciona-se ao Aeon de Osiris, quando o arquétipo do Deus morto se tornou proeminente, e as religiões patriarcais do mundo se tornaram estabelecidas. O Capítulo Três descreve a inauguração de um aeon novo, o Aeon de Horus, filho de Isis e Osiris. É neste aeon novo que a filosofia de Thelema será revelada integralmente à humanidade, e tornar-se-á estabelecido como o paradigma preliminar para a evolução espiritual da espécie.

Alguns dos elementos essenciais do postulado de Thelema são:

"todo homem e toda mulher é uma estrela."

Isto geralmente é interpretado com a ideia de que cada indivíduo é original e tem seu próprio trajecto em um universo espaçoso aonde ele pode se mover livremente sem colisão.

"faze o que tu queres será o todo da lei." e " tu não tens direito senão fazer tua vontade."

A maioria dos Thelemitas afirma que cada pessoa possui uma Vontade verdadeira, uma única motivação geral para sua existência. A lei de Thelema exige que cada pessoa siga sua Vontade verdadeira para alcançar a realização em vida e a liberdade da limitação de sua natureza. Porque nenhuma das Vontades verdadeiras podem estar em conflito real (de acordo com " cada homem e cada mulher é uma estrela "), esta lei proíbe também que se interferira com a Vontade verdadeira de outra pessoa.

A noção da liberdade absoluta para que um indivíduo siga sua Vontade verdadeira é estimada entre Thelemitas. Esta filosofia reconhece também que a tarefa principal de um indivíduo que segue o caminho de Thelema é a de primeiramente descobrir sua Vontade verdadeira, dando grande importância a métodos de auto-exploração tais como magick. Além disso, cada vontade verdadeira é diferente, e porque cada pessoa tem um ponto de vista original do universo, ninguém podem determinar a Vontade verdadeira para uma outra pessoa. Cada um deve atingir esta descoberta por si próprio.

"o amor é a lei, amor sob vontade."

Este é um corolário importante para o anterior, indicando que a natureza essencial da lei de Thelema é aquela do Amor. Cada indivíduo une-se a seu "Self" Verdadeiro pelo Amor, e assim feito, o universo inteiro de seres conscientes une-se com cada outro ser através do Amor.

Naturalmente, com a enfase na liberdade e individualidade inerentes a Thelema, a opinião de cada Thelemita sobre a lei tende a diferir substancialmente. No Comento adicionado ao livro da lei indica-se isso: " todas as questões da Lei devem ser decididas somente com apelo aos meus escritos, cada uma por si. " Embora Thelema seja referida às vezes como uma " religião ", ela acomoda uma escala vasta de crenças individuais, do ateísmo ao politeísmo. O importante é que cada pessoa tem o direito de completar-se através das crenças e acções que lhes melhor servirem (desde que não interfiram com a Vontade alheia), e somente ela mesma é qualificada para determinar quais elas são.

Finalizando, Thelema é o maior sistema mágico existente, nunca ouve e nunca haverá outro igual, e isto é totalmente independente de qualquer Ordem Iniciática

Conclusão; se nos apetece ser contraditórios, vamos ser contraditórios. Se nos apetece comentar, comentamos. Se nos apetece despejar merda sem cheiro, vamos despejar toda a merda sem cheiro. :) Bjokinhas e continuem a comentar, é isso que nos dá vida.
publicado por товарищ V. E. às 09:47
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10 comentários:
De encandescente a 20 de Fevereiro de 2004 às 23:25
"O importante é que cada pessoa tem o direito de completar-se através das crenças e acções que lhes melhor servirem (desde que não interfiram com a Vontade alheia), e somente ela mesma é qualificada para determinar quais elas são". Amor Agape, gostei do conceito. Ti pilita pior que ensopado de borrego é borrego assado e qdo as pessos á nossa frente devoram a cabeça do dito cujo, seja como for não gosto de borrego.
Thelema sim, borrego não!. Um osculo
De Acolito Espirita a 20 de Fevereiro de 2004 às 17:50
Não gosta não come. fica mais para mim.
De tia_pilita a 20 de Fevereiro de 2004 às 03:09
Ensopado de borrego é simplesmente nojento.
De Acolito Espirita a 19 de Fevereiro de 2004 às 17:49
Eu gostei mesmo foi do ensopado de borrego que comi ao jantar.
De fairy_morgaine a 19 de Fevereiro de 2004 às 17:02
bom artigo sem duvida.por acaso é um assunto que me interessa bastante.
a ideia da vontade que nao interfere na dos outros está presente noutras filosofias e formas de estar que não apenas a thelema mas claro que dps há smp nuances mto proprias.gostei
De Kriska a 19 de Fevereiro de 2004 às 06:45
Mesmo não usando regularmente da thelema, logo não a seguindo exatamente como filosofia, achei o artigo interessante!! magic is magic
De Chefe Silve a 18 de Fevereiro de 2004 às 20:02
eh pah esse pantagruel.....nao me falem dele... concorrencia:|
De Acolito Espirita a 18 de Fevereiro de 2004 às 18:05
Whatever. Oil ain´t all J.R.!
De xicoabramao a 18 de Fevereiro de 2004 às 13:36
Sem duvida: - uma filosofia (?) que me seduz como estrela (cadente) que eu sou!
De Carlos Raposo a 19 de Maio de 2009 às 22:56
Olá!!

Parabens pelo blog. Esse post está bem informativo.
Caso tenha interesse, passe no endereço abaixo e veja meus textos sobre a história da O.T.O.

Abraços.

Carlos Raposo
http://orobas.blogspot.com

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