Pai_dos_Povos

Terça-feira, 10 de Agosto de 2004

Feiras do Livro

Outro importante evento do verão português são as feiras do livro. Temos a feira do livro de avintes, de sernacelhe, de cachopo, de arronches, enfim, até Faro e Santarém têm direito a feiras do livro - evidentemente que depois de os motards e os tunings se irem embora! Bem, fui a uma destas feiras, à qual já tinha ido no ano transacto, e tal, pronto, já tava à espera de algo miserável, mas, ainda me consegui espantar mais. Prometiam 49 stands. Ora como toda a gente sabe, estas feiras do livro são organizadas pelas Câmaras municipais, câmaras essas que nem a estrada de cabras para a quinta do Zé Cagão conseguem alcatroar sem enganos no orçamento, e sem perder uma pipa de massa. Mais uma vez constatei que nas câmaras, realmente a matemática é muito má. Dos prometidos 49 stands, deviam estar 9(tantos?), e provavelmente, 48 livros. Pensei, bom, não deve ser tão mau assim. Pois não, era ainda pior.


A primeira fila - só tinha duas - de stands, tinha 4 stands, e todos alinhavam pelo mesmo diapasão: literatura esotérica, mézinhas, e merdas budistas e do lávai lama. Infelizmente eram as mais concorridas, o que me levou a reforçar a ideia de que, quem afirma que os portugueses lêem pouco está errado, lêem até muito. Pena é só lerem merda, estatística onde devem estar no topo da europa, vide os livros que ocupam os tops em Portugal - susana tamaro, margarida foleiro pinto, paulo coelho, chefe silva, e o diário do euro 2004 escrito pelo maior cliente da KFC, o Ricardo.


Em 10 segundos - eram 6, mas tive de fintar um hari krishna a tentar vender-me um panfleto de 2 folhas e incenso fedorento por 3 euros - sprintei em direção à fila oposta. Banca da Bertrand. Começou bem - empregada boazona e bem parecida - mas quando olho para os livros expostos - suspense - livro de pantagruel? yoga para grávidas? uma aventura no supermercado? Ainda pensei perguntar por um livro que procurava, mas desisti, quando vi o empregado chefe do stand pedir a um cliente que lhe soletrasse como se escrevia "Whitman", ao que o cliente soletro "W-I-T-E-M-A-N".


Depois, um stand de um alfarrabista, com romances, policiais da coleção vampiro, livros antigos e usados, um dos melhores stands da feira. Faltavam 3 stands - uff, que canseira, em 5 minutos percorri 6 stands, é um mundo esta feira do livro - quando me deparo com uma senhora muito simpática a oferecer-me um folheto sobre o Padre Zézinho - http://www.catolicanet.com.br/padrezezinhoscj/


Yuck, Paulinas Editora - alerta xunga - fugir. "Obrigado, já conheço o Pdr. Zezinho, foi ele que me batizou e tudo".


Mais uma editora esotéria e depois as Edições 70 - que junto com o alfarrabista foi a unica em que dispendi mais do que 5 minutos. Pelo meio um jovem monhé a tentar que eu lhe pagasse 5 euros para ele escrever o meu nome num bago de arroz. O que ele não me consegui explicar foi para que raio quereria eu escrever o meu nome num bago de arroz. Ainda se fosse num pevide de girassol...


De referir que as barracas eram as mesmas da feira de artesanato que tinha acabado 2 dias antes, e que a Paulinas editora ocupava o espaço antes destinado aos stando marroquino e egípcio. Provavelmente por isso estava tão vazio e elas usavam os véus para tentar filtrar o cheiro ainda intenso da pele de camelo, que, misturado com o mofo dos livros que vendiam, criava um nuvem atómica, chernobiliana à volta do espaço - adicione-se o fedor proveniente da barraca do mestre silva, o rei das farturas, e estamos numa verdadeira câmara de gás ao ar livre.


Os livros? Bem, comprei uma revista gina edição de colecionadores, a TV Guia de 25 de Maio de 1913, e a lista telefónica linha de cascais 1978-79, edição revista e aumentada. Estas feiras do livro recordam-me em parte a entrada dos jumbos, aquela literatura de alto teor intelectual, que começa com as biografias dos jogadores e treinadores de futebol, até ao nietzche e ao sartre em 30 minutos, passando pelas páginas amarelas 2001 edição de bolso. Eu até já comprei um destes livros de bolso - História de Portugal do Prof. Zé Hermano Saraiva em 10 minutos desde a dona urraca até ao guterres, passando pelo São Sebastião (padroeiro dos gays) e pela Rainha Dona Santa Maria Pia (padroeira do pedófilos) -, portanto, quem nunca leu a "guerra e paz", versão russa, ilustrada a cores, que atire o primeiro calhamaço, ups o primeiro livro do saramago.


Qual o destino destas feiras do livro? Olha eu mandava-os todos para o vaticano - a cova da iria não dá porque já tem loja online - vender livros aos peregrinos, excepto a Paulinas Editora, que poderia ir trabalhar para o red light district de amsterdão, porque realmente não valem o chão que pisam - a não ser que seja chão siberiano no pico do inverno. E obrigava os organizadores destes eventos a ler toda a obra do Osho e do Manel Maria Carrilho de trás para a frente com o livro na diagonal, para que na próxima vez que pensem organizar uma feira do livro, tenham juizo e fiquem a fazer estradas lá na câmara, e a organizar bailes e concursos de poesia para a 3ª idade.


PS - Em jeito de nota de rodapé, uma especial referência para a simpatia dos expositores: olham todos para nós como se estivessemos todos a tentar roubar os livros, quando nós é que somos roubados ao comprá-los, devido ao seu preço exorbitante. É de louvar. Pego num livro, para folhear, ver o preço, já está, um gajo ali ao lado, daqueles analfabetos com uma placa com o nome e cargo ao pescoço, com as mãos atrás das costas, a ver, não se, mas o que vamos roubar. Ora, quem é que vai roubar livros para a feira do livro? Para já só tem livros de merda e depois, é preciso...quer dizer...então para que raio servem as bibliotecas municipais? como todos sabem, roubar livros é nas bibliotecas municipais, com a vantagem de já virem lidos e sublinhados. Francamente!

publicado por товарищ V. E. às 08:08
link do Manifesto | Debater | Adicionar ao Livrinho Vermelho
|
7 comentários:
De raindogs a 15 de Agosto de 2004 às 08:08
Era preferivel fazer algo estilo Festival do Marisco Culto e Tradicionalmente Esotérico....assim acabava a penúria e a xunguisse de Verão que são todos estes eventos.
De pekala a 15 de Agosto de 2004 às 02:36
Hombre!Leva lá a bicicleta!
De Padre Zezinho a 13 de Agosto de 2004 às 17:16
Obrigado pelo apoio moral!
De eyeliner a 11 de Agosto de 2004 às 14:57
quem disse q eu era goth ? quem disse q eu uso ank ?
De vampiria a 11 de Agosto de 2004 às 12:51
essa cor vermelha, qd nao aliada ao benfica fica mal a um presumivel jovem como tu..mas esta bem..cada um segue o credo que quer... apesar de discordar bastante do teu comentario no meu blog, o meu mt ob.
De Anaclrio Sarrabulho a 10 de Agosto de 2004 às 21:09
Pois pois. Os gajos da bertrand são mas é uns chulos incompetentes imorais e assexuados.
E isso dos protocolos com as câmaras é tudo tanga, aquilo lá diz bertrand, pois seja bertrand: tá lá tá lá! má-nada!
E o livro de pantagruel também o vi lá, e o chefe silva a autografar o seu ultimo livro - sabe escrever ele? o próprio nome provaelmente.
De pekala a 10 de Agosto de 2004 às 13:45
Ora bem,a bertrand não manda empregados seus para as feiras a não ser a Feira do Livro de Lisboa;faz acordos com as câmaras locais e manda os livros à consignação,mais nada.Também era impossível estar lá o Pantagruel,pois isso é da Temas e Debates,não tem nada a ver com a Bertrand...logo não se responsabiliza pelo mau atendimento ou falta de formação das pessoas que estão nessas feiras,contratados pelas câmaras...
(caraças uma gaja tem que defender a mão que lhe dá de comer...)
Em relação à porcaria que os portugueses lêem estou contigo,é só merda mesmo...

Argumentar

товарищи

Lenin

Manifestos recentes

Abençoados

10 de Junho

Year Zero

Descoberta fantástica!

Fruta

A luta continua!

Após uma tragédia no meu ...

O Natal

Eu

Aquecimento global

God-Zilla

Materialismo dialéctico

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Março 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Carlos

pesquisar

 
Marxismo

Ligações obscuras

eXTReMe Tracker

subscrever feeds